domingo, 18 de abril de 2010

CARTA AO MEU FILHO

Meu filho, você nem nasceu e nem está próximo de nascer, e não há a menor perspectiva de que eu seja mãe por enquanto. Mas eu gostaria de te contar algumas coisas que tenho aprendido na marra, e que se alguém tivesse me ensinado antes, a vida teria sido mais fácil. Nem tudo eu tenho conseguido colocar em prática, porém juro que tô chegando lá.

Primeiro de tudo é seja um apaixonado. Apaixone-se por tudo em sua volta. Por sua vida, por sua profissão, pelas pessoas. Se você não tiver essa paixão em suas veias, se não sentir essa vibração, volte e comece de novo. Porque só quem se envolve se desenvolve. Porque qualquer coisa só vale a pena com paixão.  E por paixão.

Mas não seja cego. A paixão não cega necessariamente. Manter os pés no chão é essencial. Quando sentir que está com a cabeça alta demais, pare um pouco. O grande segredo da vida está aí nesse equilíbrio. Não é fácil não: umas pessoas se tornam duras demais, outras sonhadoras demais. Esteja sempre em busca desse equilibrio e, se um dia tiver que cambalear por um lado, escolha ser sonhador, por dois motivos: 1) nunca vi quem é duro demais ser feliz e 2) sonhar é o primeiro passo para todo caminho. Aliás, sempre carregue um sonho consigo, seja ele qual for - e jamais se envergonhe dele. Agarre-o. Jogue-o pra cima e corra atrás dele. Sonhos podem mudar com nosso amadurecimento, mas eles têm que estar vivos sempre, sempre.

Ame. Não fuja do amor e não o procure. Fique onde está que ele chega; às vezes de mansinho, às vezes como um furacão, às vezes demora, às vezes chega cedo. Não se preocupe, ele chega e sempre na hora que tem que chegar. E quando acontecer, não finja que não percebeu. É muito importante você saber que amor não mata. Pode fazer chorar, pode machucar, mas não mata não. E até fortalece muitas vezes. E essa historia de que contam por aí de que o amor é eterno, há controversias. Você vai amar sim, e esse amor pode acabar um dia, pode acabar amanhã ou em dez anos ou nunca acabar. Mas se acontecer, aceite que acabou. Não se prenda ao passado por ninguém. Porque ninguém, por melhor que seja, merece que você desperdice seu tempo com o que já passou.

Observe tudo e todos. Existem respostas que enxergamos nos detalhes. Na correria do dia-a-dia nos esquecemos deles, mas pare e os encare. Seja um gesto, seja uma placa qualquer, seja uma frase. O destino muitas vezes nos dá sinais. Dão sim, não seja cético, não os ignore.

Viva cada momento, desfrute, não tenha culpa em vivê-los. Um pôr-do-sol, uma bebedeira, um fora, um beijo, uma ligação no meio da tarde, um dia de puro ócio debaixo do edredon, não importa - viva-os verdadeiramente, de corpo e alma. Tenha sempre responsabilidade, não coloque sua vida em risco - se for dessa forma, cada momento de sua vida, por mais curtinho que seja, por mais despretensioso que seja, faz parte da sua historia, de quem é você e de quem você pode ser. Um dia você vai olhar pra trás e se orgulhar deles.

Cative amigos. Cada tipo de amigo tem uma importância na sua vida. Uns vão sair com você quando estiver triste, outros vão te ouvir, outros vão te sacudir. Toda amizade é válida desde que seja de verdade. Se afaste apenas de quem não te quer bem- seja sagaz para identificá-los. Tenha um carinho especial por aqueles de muito tempo, esses devem ser tratados com mais paciência. Em algumas fases da sua vida você terá muitos, em outras poucos. Saiba cativar e reconhecer os verdadeiros.

More fora, aprenda quantos idiomas puder, conheça quantas culturas interessar. Não tenho dúvidas de que essa experiência o tornará um homem verdadeiramente interessante. Se não souber o que fazer com algum dinheiro a mais, eu digo: viaje. Não importa quanto tempo, viaje. Isso abrirá portas, aumentará seus contatos e principalmente te trará ideias.

Sempre tenha algum dinheiro guardado. Se preocupe em fazer uma poupança ou algum outro investimento seguro. E reduza o máximo que puder os seus custos fixos. Nós nunca sabemos o dia de amanhã.

Tenha uma música preferida. Ou um filme preferido. Ou um livro preferido. Ou um esporte. Ou um hobby. Se dedique a algo que não seja trabalho. Algo que você goste de verdade, que faça seus olhos brilharem. Que te faça verdadeiramente feliz por aquele instante de dedicação.  Isso fará com que você recarregue energias em momentos que não percebe que precisa recarregá-las.

Seja sincero. Seja sincero com quem ama. Dizer para não mentir é hipocrisia, você vai fazê-lo um dia. Mas não o faça sem necessidade. Não iluda ninguém. Aliás, jamais permita que alguém te odeie com razão. E não permita jamais odiar alguém. Se alguém agir de má fé, se alguém te decepcionar, se alguém te ferir de verdade, não odeie. Curta a tristeza, viva a decepção o tempo necessário, mas passe por cima, seja indiferente. Porque odiar alguém é permitir que essa pessoa mande nos seus pensamentos. E mais uma vez tenho a certeza de que ninguém merece tamanha honra, por melhor ou pior que seja.  Saiba perceber quando é hora de pular fora de um relacionamento, e pule. Simples como parece.

Seja sincero. Acima de tudo com você. Se conheça, dedique-se a si mesmo para encontrar alguma verdades. Se critique se necessário, mas sempre com o foco na sua verdadeira felicidade. Tenha orgulho das qualidades, cuidado com os defeitos - alguns são a nossa base e se eliminados podem nos fazer tombar.  Se preocupe em ser um homem de verdade sim, mas do jeito que quiser. Seja o que quiser ser. A vida é sua e é você quem decide o que fazer com ela. Não importa o que digam por aí, a responsabilidade de ser feliz é sua. Só sua.

4 comentários:

  1. Querida Mel, mais uma vez emocionado pela sutileza com que dás um soco no estômago desta mediocridade na qual normalmente deixamos a vida pousar.
    parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Emocionante... Já te disse isso e repito, é bom demais sentir o que estamos lendo, acabar um texto com a sensação de que teve alguem falando por nós. Adoro ler vc!

    ResponderExcluir
  3. Caraleow!!!
    " É muito importante você saber que amor não mata." - adorei essa parte!

    E também é bom lembrar que ser feliz é uma escolha diária!

    Te amo muito!!!

    ResponderExcluir